A 27 de setembro, a Milano Moda Donna Fashion Week abre pela primeira vez a passerelle a nomes estrangeiros, cabendo aos criadores Miguel Vieira e Carlos Gil a responsabilidade de representar a moda portuguesa em terras italianas.

Em antecipação à agência Lusa, a organização do Portugal Fashion – da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) – revela ainda que o calendário internacional arranca em Londres a 19 de setembro e, depois da estreia mundial, culmina com a participação na semana de moda de Paris, a 03 e 04 de outubro.

“Milão é sinónimo de design e criatividade, mas também de qualidade de confeção e de exigência. Ora, Portugal está finalmente a dar provas globais de que é capaz de conciliar estas duas faces da moeda, por isso, entrar na semana de moda de Milão é não apenas um reconhecimento da evolução de toda a fileira moda portuguesa, como um sinal de que há ainda muitas oportunidades por explorar”, considera o presidente da ANJE, João Rafael Koehler.

A campanha internacional do evento antecede a edição nacional do Portugal Fashion, que este ano está a comemorar duas décadas, estando a 37.ª edição agendada entre os dias 21 e 24 de outubro, sob o tema “Celebration”.

“A aposta na internacionalização cruza-se com a promoção dos novos talentos, facto que leva uma vez mais o Portugal Fashion até Londres com a emergente Daniela Barros”, refere, acrescentando que “a apresentação da designer marca o arranque dos desfiles internacionais e acontece dia 19 de setembro, no espaço The Vinyl Factory, no quadro da ON|OFF, uma plataforma integrada na London Fashion Week”.

A rota internacional termina em Paris com os desfiles de Diogo Miranda e Luís Buchinho, no âmbito da Semana do Prêt-à-Porter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR