Quase duas toneladas de cocaína foram apreendidas e 15 pessoas foram detidas no âmbito da interceção de uma embarcação pesqueira de pavilhão português, informou a Polícia Judiciária (PJ).

De acordo com um comunicado da PJ, a operação levou ao desmantelamento de uma importante organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína. A investigação começou há mais de um ano e a droga valeria no mercado mais de 60 milhões de euros.

“A PJ, através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE), em articulação com o Cuerpo Nacional de Polícia, de Espanha, desenvolveu uma investigação que culminou com a localização e interceção de uma embarcação pesqueira de pavilhão português, que transportava uma grande quantidade de cocaína para uma organização criminosa galega”, adianta a aquela polícia de investigação.

No comunicado é referido que a localização e a abordagem do pesqueiro foram feitas com o apoio da Força Aérea e da Marinha de Guerra Portuguesas, tendo sido apreendidos no seu interior cerca de 1,9 toneladas de cocaína e detidos os cinco tripulantes, quatro portugueses e um estrangeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Na sequência desta intervenção da PJ, as autoridades espanholas desenvolveram uma operação policial na Galiza, Astúrias e Madrid, tendo detido dez elementos pertencentes à mencionada organização criminosa”, adiantam.

No âmbito desta operação foram efetuadas 11 buscas domiciliárias e apreendidos o pesqueiro que transportava a cocaína, uma lancha rápida, cerca de setenta mil euros em dinheiro, cinquenta cartuchos de nove milímetros e vários equipamentos de telecomunicações.

Em comunicado, a PJ indica também que a investigação coordenada entre as autoridades portuguesas e espanholas “permitiu desarticular uma das mais importantes organizações criminosas galegas, a qual possuía estreitas ligações a organizações colombianas que se dedicam à introdução de elevadíssimas quantidades de cocaína na Península Ibérica com o objetivo de abastecer os mercados clandestinos da Europa”.

Os 15 detidos, com idades compreendidas entre os 25 e os 75 anos, foram presentes às autoridades judiciárias competentes, tendo sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva a 12 e os três restantes sujeitos termo de identidade e residência.

“No âmbito do combate a este tipo de criminalidade transnacional, a PJ apreendeu nos últimos três meses mais de cinco toneladas de cocaína, quatro embarcações e deteve 27 suspeitos, o que constitui um relevante contributo no contexto do combate global ao tráfico internacional de estupefacientes”, é referido ainda no comunicado.

Contactada pela agência Lusa, uma fonte do gabinete de imprensa da PJ remeteu mais esclarecimentos para uma conferência de imprensa a realizar hoje às 15:00 na sede da PJ, em Lisboa.

Numa conferência de imprensa com os responsáveis do combate ao tráfico de droga de Portugal e Espanha foi também explicado que a droga teria proveniência colombiana e que a embarcação de pesca foi intercetada a 20 de agosto, tendo desde aí decorrido a restante investigação, que culminou em 15 pessoas detidas, 12 atualmente em prisão preventiva.

Joaquim Pereira, da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, explicou aos jornalistas que um dos detidos é um colombiano (cinco portugueses foram presos) e que as investigações indicam que a droga deveria de ser levada para outro barco ainda em território nacional e que o primeiro destino seria Madrid.

loy Qirós, da polícia nacional de Espanha, entidade que iniciou a investigação, disse estar seguro de que o “círculo foi fechado” e que estão presos os membros do grupo.