Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas na sequência da queda de um andor durante a romaria da Senhora da Pena, em Mouçós, no concelho de Vila Real, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Segundo a mesma fonte, o acidente ocorreu durante o transporte de um dos andores, que acabou por tombar e cair em cima de um homem de 61 anos, que acabou por morrer. Fonte dos bombeiros adiantou ainda que há mais duas pessoas feridas, que foram considerados feridos ligeiros.

O alerta foi dado às 12h46 e no local esteve uma equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Vila Real, os bombeiros da Cruz Verde e a GNR. O comandante dos bombeiros da Cruz Verde, Miguel Fonseca, disse que poderá ter sido o vento a provocar a queda do andor na Senhora da Pena, Vila Real, que levou à morte de um homem de 61 anos.

Durante a manhã fez vento e choveu na região de Vila Real. O homem estaria a ver os andores quando foi atingido, enquanto decorria uma missa. À SIC Notícias, um habitante local contou que, apesar do acidente, a cerimónia religiosa continuou a decorrer. O homem mostrou-se revoltado com a indiferença da organização, referindo que o andor não se encontrava preso na altura do acidente e que, no futuro, seria necessário tomar medidas de segurança.

O comandante dos bombeiros disse ainda que a mulher da vítima ficou em choque e que foi transportada para a unidade de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A Senhora da Pena é a maior romaria da região e é conhecida por ter um dos maiores andores do país, que chega a ultrapassar os 20 metros de altura e a pesar cerca de duas toneladas. São necessários pelo menos 80 homens para o transportar. De acordo com a SIC Notícias, terá sido um andor semelhante que terá caído sobre a vítima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na altura do acidente, estariam a ser realizados os últimos preparativos para a procissão que, tradicionalmente, é feita à tarde.

Procissão mantem-se, mas com andores mais pequenos

Apesar do acidente, a Comissão de Festas da Senhora da Pena decidiu manter a procissão, mas apenas com os andores mais pequenos, disse à Lusa o vereador do pelouro da Proteção Civil, Carlos Silva. A procissão está agendada para as 17h30 deste domingo.

A procissão da Senhora da Pena inclui um percurso de cerca de um quilómetro à volta da capela e costuma ser composta por 12 andores — um da Senhora da Pena, o maior, e outros 11, correspondentes às aldeias da Freguesia de Mouçós, que participam na organização da festa.

Atualizado às 17h com novas informações relativas à realização da procissão