O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, disse que Moscovo propôs a Washington “discussões entre militares” e considerou que o apoio da Rússia ao Presidente sírio pode implicar uma escalada da guerra na Síria.

No decurso de uma conferência de imprensa, o chefe da diplomacia de Washington revelou que a Rússia propôs aos Estados Unidos o início de discussões “entre militares” sobre a guerra na Síria.

Num contacto telefónico mantido na terça-feira com o seu homólogo Serguei Lavrov, “os russos propuseram uma conversa e uma reunião de militares para militares” sobre o conflito sírio, adiantou, durante o encontro com os jornalistas em Washington.

Kerry sugeriu ser favorável em manter conversações com a Rússia com o objetivo de conhecer as intenções de Moscovo sobre a Síria, na sequência do aumento do fornecimento de armas russas ao Governo de Damasco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em relação ao anunciado aumento do apoio militar russo aos sírios, Kerry foi mais incisivo.

“Tornei claro que o continuado apoio da Rússia a [Presidente sírio Bashar-al] Assad pode comprometer o nosso objetivo comum de combater o terrorismo”, afirmou.

Kerry exortou ainda Moscovo a desempenhar um “papel construtivo” na busca de uma solução política para a Síria e “no combate ao grupo Estado Islâmico”.