Inês Mocho é um nome que já quase dispensa apresentações. Para alguns, a portuense pode ser só uma mulher de 28 anos com uma maquilhagem imaculada de fazer inveja mas, para mais de 53 mil pessoas, é uma maquilhadora profissional com um canal de YouTube que é dos mais vistos a nível nacional.

“Comecei a publicar vídeos tutoriais de maquilhagem na internet em março de 2010”, conta a maquilhadora. Cinco anos depois, está prestes a atingir o marco dos cinco milhões de visualizações, dá a cara pela caixa de subscrição ITBOX e acaba de lançar uma espécie de bíblia de beleza com dicas de maquilhagem. “O livro foi pensado para mulheres reais e feito com mulheres reais”, explica. Daí o nome: Maquilhagem Real para Mulheres Reais.

Capa_Maquilhagem

O livro foi publicado pela Oficina do Livro e custa 18,80€

Inês convidou amigas de amigas e até antigas alunas a quem deu formação de auto-maquilhagem e lançou um desafio à equipa: “Pedi para usarem o mínimo de photoshop possível porque queria mostrar o valor real da maquilhagem.” Com esse mesmo objetivo, propôs ao fotógrafo Joel Bessa uma colaboração e ocupou páginas inteiras do livro com fotografias naturais para destacar os pormenores dos detalhes, técnicas e makeovers.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Observador convidou a autora a ir até à Kitchen Boutique, em Lisboa, para partilhar dicas de aplicação de eyeliner e truques para fazer um olho esfumado com duas maquilhagens fáceis e sofisticadas que pode facilmente recriar em casa:

Maquilhagem natural

[jwplatform gOc14Ztp]

Maquilhagem de festa

[jwplatform 0D0OBxBw]

Entre as várias dicas de beleza partilhadas no livro, a youtuber destaca as diferentes formas de aplicar o corretor e os truques para aplicar pestanas postiças — com as quais não passa um único dia do ano. Das 154 páginas ainda fazem parte conselhos para modelar o rosto e escolher o seu tom e subtom de base.

No futuro, Inês Mocho não esconde a vontade de crescer cada vez mais. “Quero apostar na formação e abrir uma nova academia com cursos para avançados e principiantes”, confessa. Mas agora esperam-lhe voos mais altos e quem sabe, num dia já próximo, uma linha de produtos de maquilhagem assinados pela própria.

Texto editado por Ana Dias Ferreira.