Algumas dívidas são….eternas! Em 1648 a Autoridade da Água Holandesa, que precisava de fundos para construir um cais no rio Lek, emitiu um título que correspondia a 509 dólares. A obrigação foi escrita em pele de cabra e é um dos cinco títulos mais antigos do mundo… que ainda continua a pagar juros!

A Universidade de Yale, em 2003, pagou 24.000 mil euros para adquirir o artefacto, que pode ser visto em Beinecke, uma biblioteca de manuscritos e livros raros no campus da universidade. E como proprietária do título, Yale vai agora receber cerca de 136, 20 euros em juros sobre uma obrigação que é perpétua, conta a Bloomsberg.

A universidade decidiu contactar a autoridade da água holandesa, que ainda existe, para saber da cobrança de juros. A agência pretende pagá-los através de um cheque simbólico que possa servir também para a coleção da biblioteca.

O valor da obrigação reside no facto de esta ser uma raridade que remonta ao século XVII e não tanto pelos juros pagos anualmente. A biblioteca coleciona um grande número de artefactos, como por exemplo uma Bíblia de Gutenberg, o primeiro grande texto impresso, acrescenta a Business Insider.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR