A cidade de Genebra, acolhe, até final de outubro, uma exposição da escultora portuguesa Fernanda Fragateiro, inspirada na arquitetura e paisagem da cidade suíça.

Patente até o dia 31 de outubro, a artista reúne uma série de peças relacionadas com arquitetura, numa abordagem minimalista quer nas cores quer nas texturas e nas formas, intitulada “Paisagem Não Paisagem” e inspirada pela arquitetura do edifício onde está localizada a galeria que acolhe a exposição, a Studio Sandra Recio.

“Esta exposição nasce a partir do edifício onde está inserida a galeria”, em relação com “o elemento arquitetónico da persiana que é comum em Genebra”, disse à agência Lusa Fernanda Fragateiro.

De acordo com a autora, as peças simbolizam alguns dos materiais e as cores visíveis na fachada do edifício. As peças expostas foram realizadas a partir de latão, livros, linhas de seda e pregos.

A obra principal, que dá nome à exposição, faz referência à cor verde típica das persianas da maioria dos prédios de Genebra.

Admiradora de arquitetura, Fernanda Fragateira ainda faz referência ao arquiteto suíço Le Corbusier, através de um mapa realizado com fios de sede e pregos na galeria.

Ao mesmo tempo que a sua exposição individual em Genebra, a artista ainda apresenta hoje outros trabalhos em Lisboa e Bilbau. No próximo ano, a escultora vai expor o seu trabalho em Berlim e Évora.

Fernanda Fragateiro trabalha e reside em Lisboa. Ela já participou em várias exposições públicas e privadas em Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Suíça e Portugal.

A Galeria Studio Sandra Recio divulga particularmente artistas contemporâneos hispânicos e latino-americanos, mas também apoia alguns artistas suíços e europeus.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR