O diagrama da rede do metro de Londres foi substituído por uma nova versão, com maior exactidão geográfica. Apesar de recente aos olhos  dos utilizadores  do Tube – assim é conhecido o metro de Londres  –  o mapa já era utilizado regularmente pelos Transportes de Londres.  E agora foi reclamado pelos utilizadores, refere o sítio Co.Design.

Os utilizadores pediram e os Transportes de Londres concederam. Ou melhor, o utilizador James Burbage, ao abrigo da lei da Liberdade de Informação (Freedom of Information Act) pediu e a autoridade dos transportes facultou o mapa das Conexões Geográficas de Londres, criado pela transportadora da capital britânica e que estava apenas disponível para uso interno.

O plano original do metro, elaborado por Henry Beck, minimalista e inspirado nos esquemas das redes eléctricas, é considerado um clássico do design. Tem mais de 80 anos. E embora tenha conhecido atualizações ao longo do tempo, em especial à medida que a rede foi crescendo, nunca mudou radicalmente.

A dimensão da rede que serve a grande área metropolitana da capital britânica estende-se ao longo de 11 linhas, 270 estações e 420 quilómetros. O diagrama original tinha pouca precisão geográfica, o que, segundo uma pesquisa realizada por Zhan Gao, da Universidade de Nova Iorque  (EUA), levava a que cerca de 30% dos viajantes escolhesse o percurso errado no metropolitano de Londres.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta ‘nova’ versão do clássico diagrama do Tube pretende substituir a versão em papel do original, mas não é a primeira vez que o diagrama de Beck tenta ser reformado.  O designer Mark Noad já havia tentado resolver o problema da usabilidade e legibilidade do mapa do antigo diagrama do Tube, uma versão que pode explorar aqui.

Noad introduziu alterações ao desenho original de Harry Beck não só com o objectivo de lhe dar maior precisão  geográfica, mas também para ser mais fácil de ler em dispositivos móveis.

“O desenho original de Harry Beck é um dos maiores designs do século XX e embora o diagrama atual ainda siga os mesmos princípios, estes não foram aplicados com um qualquer cuidado especial. Como resultado, eu não acredito que Beck tivesse ficado feliz por colocar o seu nome na versão atual “, disse Noad ao sítio Co.Design.