O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, garantiu na quarta-feira, em Berlim, que o Governo português está a acompanhar em conjunto com as autoridades alemãs o caso da Volkswagen e eventuais implicações deste para a Autoeuropa.

“Estamos a acompanhar com atenção os desenvolvimentos deste caso, porque [a Autoeuropa] é uma unidade de produção com muita importância em Portugal”, disse Rui Machete, durante uma conferência de imprensa em Berlim.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, que se encontrou com o seu homólogo alemão, Frank-Walter Steinmeier, disse, no entanto, acreditar que a multinacional alemã vai encontrar soluções para “ultrapassar esta situação difícil”.

O ministro acrescentou que o investimento de empresas alemãs, como a Volkswagen, na economia portuguesa é importante para a “criação de emprego” e “crescimento nacional”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Espanha, “investimentos estão garantidos”

O espanhol El Mundo noticiou na quarta-feira que a direção do grupo Volkswagen confirmou ao governo espanhol que o escândalo não irá repercutir-se nos investimentos do grupo alemão em Espanha. A Volkswagen garantiu, assim, que não estão em risco os investimento de 4.200 milhões de euros até 2019, tanto nas fábricas da Seat em Martorell (Barcelona) como na Landaben (Navarra).

A Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou na sexta-feira a Volkswagen de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um ‘software’ incorporado no veículo, enfrentando uma multa que pode ir até aos 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,9 mil milhões de euros).

No domingo, a Volkswagen reconheceu ter falseado os dados e, na terça-feira, anunciou que mais de 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo foram equipados com o tipo de motor que poderia distorcer os dados de emissões.

Na quarta-feira, o presidente executivo do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, anunciou a sua demissão no seguimento do escândalo sobre a acusação de a empresa ter falseado os dados sobre as emissões dos seus carros a gasóleo.