Conhecemos as Jornadas Europeias do Património porque, uma vez por ano, promovem centenas de visitas guiadas pelo melhor do património português. O momento chega esta sexta-feira, sábado e domingo, com 655 eventos para aproveitar em todo o país. E para que não se pense que a herança cultural está apenas nos museus e nas basílicas, o tema escolhido é “Património Industrial e Técnico”.

Pode soar aborrecido, mas não é. De que outra forma seria possível visitar fábricas abandonadas que um dia foram o motor de uma região, admirar a arquitetura e imaginar as histórias que por ali passaram? Em que outra ocasião nos passaria pela cabeça ir espreitar o sistema hidráulico do Mosteiro de Alcobaça e conhecer a forma como funciona?

O tema do património industrial é vasto e a prova disso é o programa, mais extenso do que no ano passado, e com mais entidades a participar. Quase todas as propostas são gratuitas e requerem inscrição prévia. Com um bónus: no domingo, todos os museus e palácios sob alçada da Direção-Geral do Património Cultural têm entrada livre. É o caso do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, ou do Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra.

O Observador escolheu 10 sugestões de visitas. Para conhecê-las a todas, basta consultar a fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR