Quase 10.000 refugiados e migrantes entraram sexta-feira na Croácia a caminho da Europa Ocidental, anunciou o Ministério do Interior deste país onde entraram, desde 15 de setembro, cerca de 65.000 migrantes.

Na sexta-feira também entraram cerca de 10.000 refugiados na Áustria e mais de 8.000 na Hungria.

Desde que a Hungria encerrou a sua fronteira com a Sérvia, a Croácia tornou-se numa zona de trânsito, sobretudo na denominada “fronteira verde” servo-croata, um terreno plano entre os rios Danúbio e Sava, onde se localizam as localidades de Tovarnik, Ilok Bapska e Strosinci.

Os refugiados que chegam à Croácia são encaminhados para o centro de acolhimento de Opatovac, perto de Tovarnik, de onde, depois de serem registados e de terem descansado, são transportados em comboios e autocarros até à fronteira da Hungria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As autoridades húngaras transportam depois os exilados para a fronteira austríaca, de onde são transportados até Viena e, dali, para a Alemanha, que é o destino desejado pela maioria.

A Croácia e a Sérvia levantaram sexta-feira os bloqueios ao movimento de veículos e mercadorias na fronteira, impostos na sequência da crise de refugiados, e o transporte está a decorrer sem restrições.

A polícia húngara informou que intercetou sexta-feira 8.159 refugiados que entraram no país de forma ilegal, procedentes maioritariamente da Croácia.

No início do dia de hoje cerca de 2.000 refugiados foram transportados de comboio até à fronteira com a Áustria, conforme a rotina dos últimos dias.

Na última semana chegaram à Áustria cerca de 55.000 pessoas e a maioria delas seguiu viagem em direção à Alemanha.