O pedido de Ban Ki-moon foi feito durante um encontro, na sede da ONU, em Nova Iorque, com altos responsáveis dos “28”, como o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, o primeiro vice-presidente da Comissão Europeia, Franz Timmermans, e a alta representante da Política Externa da UE, Federica Mogherini.

Na reunião, refere-se no comunicado, Ki-moon reiterou o apelo a uma resposta “apropriada” aos desafios associados ao crescente movimento de refugiados para a Europa.

Elogiando os esforços já feitos pela UE em relação à crise, Ki-moon manifestou “gratidão” pela “generosidade” surgida com os recentes novos apoios anunciados por Bruxelas para os refugiados sírios.

O secretário-geral da ONU e os três representantes europeus admitiram que a “natureza global e multifacetada” dos desafios exigem uma abordagem “multilateral”, lembrando que, a 30 de setembro, se realizará uma reunião de alto nível para debater o tema.

O diplomata sul-coreano e os três responsáveis europeus analisaram também o conflito na Ucrânia, sobretudo a implementação dos Acordos de Minsk, uma vez que a data limite para o cabal cumprimento termina em dezembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR