A NASA anunciou uma conferência de imprensa especial para esta segunda-feira. Segundo a própria agência espacial norte-americana, o encontro com a comunicação social pode servir para anunciar a resolução de um mistério relacionado com Marte. De acordo com o que conta a CNN, a NASA informou que vai ser revelada uma “descoberta científica importante”. A conferência vai ser transmitida em direto na NASA TV.

Quando a NASA diz que resolveu um mistério o mundo pára. E a especulação começa. As pessoas começaram a inundar as redes sociais com questões, dúvidas, piadas e palpites. Uns querem que sejam aliens ou marcianos. Outros ironizam afirmando que a agência espacial apenas quer que as pessoas fiquem a pensar que vão falar sobre extraterrestres para depois falar de uma pedra ou rochas. Mas a especulação que parece mais fundamentada é a da possível descoberta de água em estado líquido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://twitter.com/zensdreams/status/647631236106551296

“Se a NASA tiver encontrado água líquida em Marte, então enfrentamos a tentadora possibilidade de o planeta vermelho possa manter um Starbucks.”

O anúncio surge na sequência do trabalho de investigação encabeçado pelo robot Curiosity, enviado para Marte em 2012.

Segundo o mesmo canal americano, Jim Green, diretor da ciência planetária na sede da NASA, e Michael Meyer, o principal cientista do Programa de Exploração de Marte, vão estar lado-a-lado na conferência de imprensa que pode revelar informações importantes em relação ao nosso conhecimento sobre Marte.

A última vez que a Agência Espacial Americana fez um anúncio deste género foi em julho passado. Aí revelou a descoberta de um planeta, com características semelhantes às do planeta Terra, a orbitar numa estrela pouco maior do que o Sol. O planeta ficou conhecido como Kepler-452b.

Apesar de muitas pessoas continuarem à espera de descobrir marcianos, a probabilidade de isso acontecer é mínima. Contudo a NASA afirmou várias vezes no passado que o planeta vermelho tem condições adequadas para a formação de vida e que mais exploração e investigação poderiam providenciar provas sobre essa matéria. Se esta segunda-feira, como alguns também especulam, revelar que existe água em estado líquido, essa hipótese pode sair reforçada.

As viagens a Marte começaram nos anos 1960 sempre com recurso a instrumentos robóticos, providenciando, até hoje, imagens inéditas e que muito contribuíram para o entendimento humano sobre este planeta. Agora, a NASA já anunciou os seus planos de enviar humanos a Marte na década de 30 deste milénio.