O fabricante alemão Volkswagen prevê recolher 120 mil carros a diesel na Coreia do Sul, na sequência do escândalo da manipulação das emissões poluentes, anunciaram esta quinta-feira as autoridades sul-coreanas.

A Volkswagen enviou uma carta ao Ministério do Ambiente sul-coreano informando-o das suas intenções, indicou o governo da Coreia do Sul. “Ela prevê recolher 120 mil viaturas”, informou o Ministério do Ambiente sul-coreano, em comunicado.

O Ministério do Ambiente anunciou também o início de testes em modelos vendidos na Coreia do Sul, incluindo o Golf, Audi A3, Jetta e Beetle. Inicialmente realizados em laboratório, os testes vão continuar na estrada a partir de domingo.

Procuradores alemães anunciaram na quarta-feira uma investigação criminal ao antigo presidente executivo do construtor automóvel, Martin Winterkorn, que se demitiu em consequência do escândalo, enquanto autoridades de outros países abriram investigações ao escândalo.

O governo alemão deu à empresa um prazo, até 7 de outubro, para explicar como tenciona resolver o escândalo, que já provocou uma descida do valor bolsista da Volkswagen em 29 mil milhões de euros (38%), em 10 dias.

O distribuidor para Portugal das marcas do Grupo Volkswagen, a SIVA, revelou na terça-feira que existem 94.400 veículos equipados com motores Euro 5 no país envolvidos no âmbito do escândalo relacionado com a manipulação das emissões de gases poluentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR