As baixa taxa de natalidade no mundo (sobretudo nos países mais desenvolvidos) é apontada, por vários especialistas, como um dos principais problemas para o futuro global. Os sucessivos governos — Portugal incluído, até porque por cá o problema é mesmo grave — têm dado voltas e voltas para arranjar um política que estimule as pessoas a… pronto… vá, a fazer filhos.

O governo português que sair das eleições de 4 de outubro devia colocar os olhos na Dinamarca, um país também cada vez mais preocupado com este problema. E na campanha que por lá se fez. Por acaso, nem foi uma medida governamental, foi uma campanha de uma companhia aérea. Mas pode resultar.

Mas já lá vamos. Antes de tudo convém contextualizar a situação. Na Dinamarca cada casal tem, em média, 1.73 filhos. Ou seja este número não é suficiente para garantir a taxa de reposição. E o que é a taxa de reposição? O cálculo é simples: para que esta taxa seja assegurada a taxa de fecundidade nunca pode ser inferior a 2.1, isto porque, duas crianças substituem os pais e a fração 0.1 serve para compensar as pessoas que morrem antes de atingir a idade reprodutora.

Se na Dinamarca a resolução do problema é urgente, em Portugal a coisa não é diferente. Em 2013 e 2014 nasceram 7.9 crianças por cada mil habitantes. A média por casal é, assim, 1.21 filhos. A taxa de natalidade portuguesa continua a ser uma das mais baixas da União Europeia.

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Soluções para isto? Vamos lá então à originalidade. A companhia aérea dinamarquesa Spies Travel apresenta uma. Ou várias. Há alguns anos, a companhia publicou um vídeo a motivar os dinamarqueses a “fazê-lo pela Dinamarca”. Ou seja, o objetivo é pôr mãos (?) à obra e fazer filhos.

No vídeo aparece um comovente casal de idosos, destacando que, com as crianças que nascem atualmente, a população envelhecida não pode ser sustentada. A campanha lança números que não deixam dúvidas: 10% dos dinamarqueses foram concebidos durante as férias e 51% dos casais têm mais relações sexuais durante umas férias exóticas e românticas. E, por isso, se um casal viajar com esta companhia, basta provar que concebeu uma criança durante as férias e ganha três anos de material de bebé grátis. Veja por si:

Mas o apelo, pelos vistos, não foi suficiente. Agora a Spies Travel lança outra desafio. Se “fazê-lo pela Dinamarca” não motiva, façam-no “pelas mães”. Porque estas podem nunca saber o que é ter um neto.  O vídeo centra-se outra vez nas férias. Mas com mais informações: as pessoas têm mais relações sexuais durante viagens a locais solarengos e quentes do que, e como é reproduzido no vídeo, durante acampamentos debaixo de chuva. Aqui, o desporto tem também um papel importante, isto porque estimula a atividade sexual.

Mas o desafio é mesmo para as mães. E vem em estilo de promoção: “Mande o seu filho de férias e ganhe um neto em 9 meses.” Para além disto, as mulheres que querem ser avós recebem um desconto de cerca de 134 euros. Mas palavras para quê? Veja o vídeo e “faça-o pelas mães”: