Participar de um filme ou de uma série como figurante pode ser uma boa forma de acrescentar alguns euros ao rendimento mensal. Mas… E se essa figuração incluir cenas de sexo simulado? “Sim, mas por mais dinheiro.”

Foi a resposta dos figurantes (ou extras) da série de ficção científica Westworld, protagonizada por Anthony Hopkins, com interpretações de Ed Harris, James Marsden e Evan Rachel Wood.

A série é um remake do filme de 1978, com o mesmo nome, de Michael Crichton – que está a ser rodada pelo canal HBO, com estreia prevista para 2016.

O valor médio que cada figurante da série recebe por um dia de rodagem é 157 dólares (cerca de 140 euros). Mas há quem afirme que esse valor subiu para os 600 dólares por dia (cerca de 540 euros), refere o Deadline.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A razão pela qual os honorários dos figurantes quase quadruplicarem? A quantidade sem precedentes de cenas de sexo simulado que estão a ser pedidas aos cerca de 57 figurantes sindicalizados na SAG-AFTRA. Mas não é só no número, mas no tipo e especificidade de cenas.

“Aparecer integralmente nu”; “usar um simulador de pêlos púbicos”; “permitir o contato entre genitais”; “permitir que os seus órgãos genitais sejam pintados”; “simular sexo oral com contato entre genitais”, “contorcer-se, adoptando a posição de mesa, integralmente nu”; “permitir que outros, integralmente nus, se sentem nas suas costas, enquanto permanece de quatro” e “sentar-se nas costas de outra pessoa, enquanto os dois estão integralmente nus”, além de “atos semelhantes que a execução do projeto possa requerer”.