A 45.ª edição da ModaLisboa, que volta a animar a capital já a 8 de outubro e se prolonga até dia 11, poderia ser facilmente comparada a um episódio de Project Runway onde novos criadores competem pelo título de melhor designer. Pela primeira vez, nove participantes do Sangue Novo — a plataforma dedicada aos nomes emergentes — serão classificados por um júri. Na falta da Heidi Klum, há um prémio no valor de 10.200 euros que vai ser atribuído à melhor coleção.

O vencedor receberá um workshop de moda de cinco semanas em Milão e uma bolsa de estudo para fazer face às despesas de participação no curso. Mas se este concurso não lhe aguçou o apetite, há iniciativas para todos os gostos que, ao contrário dos desfiles, não requerem convite. O Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Lisboa, vai receber as Fast Talks já na quinta-feira pelas 18h00. Kam Dhillon (Editor da Not Just a Label) e Sara Desimoni (Diretora do Curso de Design de Moda da Domus Academy) são alguns dos convidados de peso que vão participar neste debate de reflexão sobre a moda. A entrada é livre.

Já a pop-up store Wonder Room abre as portas ao público às 15h00 do dia 9, sexta-feira, com lojas temporárias de 22 marcas nacionais emergentes. Nomes como a Voke e Wasted Rita vão marcar presença no espaço do BPI da Praça do Município “para mostrar de que é feito este tempo, quem faz a marca Portugal e quem marca a diferença da nossa moda no mundo”, revela a organização que escolheu o tema “The Timers” para esta nova edição.

Depois de Nova Iorque, Londres, Milão e Paris, a moda chega a Lisboa para apresentar as coleções dos principais criadores portugueses para a primavera/verão 2016 como Nuno Gama, Miguel Vieira, Alexandra Moura e Dino Alves. A 45ª edição vai receber um total de 22 desfiles que arrancam com o Sangue Novo na sexta-feira pelas 18h00 e terminam às 22h00 de domingo, adianta o calendário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em fotogaleria, conheça em primeira mão os esboços dos novos talentos a concurso na ModaLisboa. A entrada está sujeita a convite mas ainda vai a tempo de contactar os criadores e pedir um. Em último caso, acompanhe o livestream em direto.

Texto editado por Ana Dias Ferreira.

Documentos