Selena Gomez foi submetida a sessões de quimioterapia, na sequência de complicações recentes do lúpus, a doença autoimune de que sofre, refere o jornal The Independent.

Ao tornar público o agravar da sua doença, Gomez pôs fim aos rumores acerca das razões por detrás do cancelamento da sua tourné pela Austrália e Ásia. Os tablóides haviam insinuado que o anulamento dos compromisos profissionais se devia a problemas com o álcool e drogas da cantora de 23 anos.

Fui diagnosticada com lúpus e fiz quimioterapia. Foi por isso que fiz uma pausa na minha carreira. Podia ter tido o um acidente vascular cerebral . Eu só queria dizer: ‘Vocês não fazem ideia. Estou a fazer quimioterapia. São uns idiotas.’ Afastei-me da ribalta até me voltar a sentir confiante e confortável outra vez,” contou Gomez na entrevista que deu à Billboard, a propósito do seu mais recente álbum, “Revival”.

bb30-selena-gomez-cover-2015-billboard-510

Selena Gomez foi capa da revista Billboard desta quinta-feira

A doença da cantora já era conhecida do público. A família confirmou o diagnóstico em 2013, mas até agora não se sabia até que ponto a patologia tinha influência na vida de Selena Gomez, que conhece a sua condição desde a adolescência. Ao revelar o agravar da doença, os fãs não tardaram a manifestar  o seu apoio à cantora na rede social Twitter, através da criação da hashtag #WeAreHereForYouSelena.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://twitter.com/LifeWithSelG/status/651935340618342400

https://twitter.com/musicnews_facts/status/652096506078593024

Que doença é esta?

O lúpus, também conhecido como lúpus eritematoso sistémico ou LES, é uma doença autoimune que pode afetar qualquer parte do corpo.

“O lúpus é uma doença sistémica que atua sobre vários órgãos, tais como a pele, as articulações, os rins, o coração, entre outros. E também sobre o sistema nervoso central,” disse ao Observador, Luís Afonso Dutschmann, presidente da Associação de Doentes com Lúpus.

A patologia surge quando o sistema imunitário ataca as próprias células e tecidos do corpo. É uma doença crónica, sem cura conhecida, reumática e não contagiosa.

“A doença pode ser desencadeada por fatores ambientais, metabólicos, endócrinos e genéticos. Estes fatores podem atuar em conjunto ou em separado para produzir uma alteração imunológica em que as células normais do organismo são atacadas, o que provoca um processo inflamatório que se mantém em contínuo,” explicou o especialista em Medicina Interna.

A comunidade médica ainda não tem certezas sobre se a patologia é hereditária. O que se sabe até ao momento é que pode surgir em qualquer idade da vida e em ambos os sexos. Embora atinja preferencialmente mulheres em idade fértil. O maior número de casos tem sido diagnosticado em mulheres entre os 14 e os 30 anos, intervalo etário em que o rácio de prevalência se cifra em nove mulheres para um homem. Fora desse período a prevalência  em ambos os sexos é semelhante.

“A causa da doença (como em outras doenças autoimunes) é relativamente desconhecida. E pode apresentar-se de várias formas: pode ser através de um surto brutal com lesões graves que depois estabiliza ou pode ter cronicidade ao longo da vida,” esclarece Dutschmann.

Como se manifesta? As manifestações são também diversas, “através de dores nas articulações, em especial nas das mãos, pés e cotovelos. E através de erupções na pele, a mais tipíca, assume uma forma pareciada à das asas de borboleta, o símbolo da associação,” disse o presidente da mesma. Outra forma de manifestação da doença é através de pericardite, uma inflamação aguda na membrana que envolve o coração.

Em relação ao caso de Selena Gomez – uma vez que se referiu nas suas declarações ao facto de ter estado em risco de sofrer um acidente vascular cerebral – o que poderá estar em causa, na opinião de Luís Afonso Dutschmann, poderão ser eventuais lesões no sistema nervoso central, o que justifcaria o tratamento com recurso à quimioterapia.

Segundo informações que o Observador recolheu junto da Associação Doentes com Lúpus, que atualmente tem cerca de 3.500 associados, estima-se que entre 15 a 16 mil pessoas são portadoras da doença em Portugal.

No mundo dos famosos para além de Selena Gomez, corre o rumor de que Lady Gaga também sofre de lúpus.