O cientista sénior Alan Stern, que é o principal responsável pela missão da NASA “New Horizons Pluto”, avançou que esta quinta-feira vai ser revelada uma descoberta “surpreendente”, mas que a agência espacial não deixava que avançasse com mais pormenores antes do anúncio oficial, conta o The Independent.

A 28 de setembro, a NASA divulgou que descobriu sais hidratados em Marte, que provam que pode existir água no planeta. Agora, Alan Stern revelou, numa universidade canadiana – a propósito das novas imagens captadas pela sonda New Horizons – que há outra novidade esta quinta-feira.

Ao The Guardian, o cientista já tinha referido que “este mundo está vivo” e que “tem clima, tem neblinas na atmosfera, tem geologia ativa” e que se surpreendia “todas as semanas”. As novas imagens revelaram que a paisagem de Plutão tem montanhas, crateras e desfiladeiros.

Allan Stern disse ainda que 2015 vai ser um ano que vai ficar marcado nos livros escolares para sempre, por todas as descobertas que envolvem o sistema solar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR