A Google está a comerorar o aniversário do relógio astronómico de Praga. O relógio faz 605 anos e para assinalar a data já há um Google Doodle dedicado ao lendário relógio checo.

A atenção dada ao objeto é fácil de compreender. Primeiro de tudo, o Orloj é o relógio deste género mais antigo do mundo ainda a funcionar, sendo uma das maiores atrações turísticas da capital da República Checa.

Situando-se no edifício da Câmara Municipal na Praça da Cidade Velha de Praga, o Orloj é composto por um mostrador astronómico, com a posição do Sol e da Lua e com alguns detalhes celestes; pela “Caminhada dos Apóstolos”, que é representada pelo aparecimento de figuras dos apóstolos em movimento a cada hora; e pelo um calendário preenchido com os medalhões do zodíaco que representam os meses do ano.

Como diz o Telegraph, calcula-se que o relógio tenha sido criado em 1410, mas a história do seu criador e desta data sofreu algumas mudanças ao longo dos anos. Isto porque acreditava-se, num primeiro momento, que a construção tinha ficado a cargo do relojoeiro Hanus. E conta a lenda que os vereadores da cidade ficaram de tal maneira encantados com a sua criação que o cegaram para não ser construído nada igual em mais nenhuma cidade. Mais tarde, em 1961, foi descoberto um documento onde se referia que a peça tinha sido criada por Mikulas de Kadan e em colaboração com o astrónomo Jan Sidel.

Em 1552 o Orloj sofreu algumas reparações por Jan Táborsky. Depois deste arranjo o relógio parou de trabalhar várias vezes, tendo sido adicionadas as estátuas móveis no século XVII. Já as figuras dos apóstolos foram acrescentadas entre 1865 e 1866.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas os maiores danos surgiram nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial quando o exército alemão bombardeou a Câmara Municipal com fogo de artilharia. Todas as suas esculturas de madeira foram danificadas, bem como o calendário. A maquinaria original foi consertada e o relógio recuperou o seu funcionamento apenas em 1948. A renovação mais recente ocorreu em 2005.

July 1966: The 15th century Orloj Astronomical Clock attached to the Town Hall tower in Prague. It consists of two parts: the upper part shows the apparent movements of the sun and moon and the time of day; the lower part shows the days of the week and the months of the year. (Photo by John Pratt/Keystone Features/Getty Images)

O Orloj em 1966 (John Pratt/Keystone Features/Getty Images)

A própria Google, e citada pelo Telegraph, refere que “apesar de mais de meio milénio de desgaste e de uma reconstrução com o desastre na Segunda Guerra Mundial, grande parte da sua maquinaria original permanece intacta, tornando-se o mais antigo relógio do seu tipo em funcionamento no mundo.” Explicando também o porquê de o seu Doodle ser dedicado ao monumento: “O Doodle de hoje homenageia uma conquista magnífica na engenharia medieval cujo simbolismo, design e as intermitentes reparações são um registo notável do passado da Europa.”