As fortes chuvadas das últimas horas têm provocado diversas inundações nos concelhos de Abrantes e Mação, entre outros, com estradas alagadas, garagens e caves entupidas, além de cortes de estrada em alguns locais.

“Temos dezenas de ocorrências devido a inundações, essencialmente nos concelhos de Abrantes e Mação, no norte do distrito de Santarém, com estradas alagadas e caves e garagens inundadas, devido à dificuldade de escoamento das águas pluviais”, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

“Há registo de alguns bens danificados, nomeadamente em estabelecimentos comerciais, em automóveis e em casas particulares”, disse a mesma fonte, tendo acrescentado que os bombeiros tiveram de socorrer algumas pessoas que ficaram “presas nas viaturas, cercadas por água”.

“Em Alferrarede e no Cabrito, no concelho de Abrantes, tivemos de socorrer pessoas que estavam com dificuldades de sair das suas viaturas”, disse.

Segundo a fonte do CDOS, “as condições meteorológicas vão conhecer um agravamento até cerca das 21:00”, pela que, afirmou, “a prioridade é auxiliar e defender bens e pessoas, até que pare de chover e a água se dissipe”.

As primeiras chamadas para pedir ajuda “coincidiram com o início das fortes chuvadas, cerca das 15:30”, disse a mesma fonte, tendo reiterado pouco mais haver a fazer: “estamos a auxiliar no mais urgente e não há muito mais a fazer até que as condições meteorológicas melhorem”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR