Em 2015, o Parlamento Europeu vai distinguir com o prémio Sakharov opositores a regimes autoritários e que no caminho para obterem a sua liberdade de expressão esbarraram nos limites impostos pelos seus próprios Estados. Entre os finalistas deste prémio, que será escolhido a 29 de outubro em Estrasburgo, está um blogger saudita detido desde 2012, a oposição democrática ao Governo venezuelano e ainda o russo Boris Nemtsov, antigo primeiro-ministro adjunto e político da oposição, assassinado em fevereiro de 2015 em Moscovo.

A lista de finalistas à edição deste prémio, que já distinguiu a jovem estudante paquistanesa Malala Yousafzai, a jovem baleada pelos talibãs e que se tornou no símbolo pela luta da educação feminina em todo o mundo, ou Denis Mukwege, médico congolês que socorre vítimas de violência sexual, foi conhecida esta quinta-feira e inclui figuras que ao longo dos últimos anos se destacaram pela defesa dos direitos humanos e das liberdades nos seus países e perante a comunidade internacional. A decisão final será tomada entre três pessoas/organizações, votadas por :

  • Raif Badawi – defensor dos Direitos Humanos e blogger saudita, detido desde 2012 e condenado em 2014 a 10 anos de prisão, 1000 chicotadas e a uma multa pesada por insultar os valores do Islão através do seu blogue Free Saudi Liberals. Badawi já recebeu as primeiras 50 chicotadas, tendo as restantes sido adiadas devido a protestos internacionais.
  • Oposição democrática na Venezuela – a oposição ao Governo de Chávez e agora de Maduro é representada neste prémio pela Mesa da Unidade Democrática, também denominada Mesa da Unidade, e que agrega os movimentos de oposição ao Governo, assim como pelos prisioneiros políticos.
  • Boris Nemtsov –  político russo foi assassinado em fevereiro de 2015 quando passava numa ponte em Moscovo. Durante a presidência de Boris Ieltsin, Boris Nemtsov foi vice primeiro-ministro. Quando Putin sucedeu a Ieltsin, Nemtsov tornou-se um importante político da oposição. Em 2003 deixou o parlamento russo e fundou uma série de partidos e organizações políticas. O último foi o Partido Republicano da Rússia. A sua morte ainda não foi explicada.

A decisão final sobre o vencedor será tomada a 29 de outubro, em Estrasburgo, e o prémio será entregue em dezembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR