Restaurant Week? Nunca ouvi falar.

Bem-vindo à terra. Trata-se, provavelmente, de um dos maiores eventos gastronómicos a nível mundial. Organizou-se pela primeira vez em Nova Iorque, em 1992, e é acontecimento habitual em cidades como Madrid, Milão, Boston, São Paulo, Londres ou Amesterdão.

E em Lisboa e Porto também, suponho.

Supõe bem. Na verdade, também já passou por outras cidades — aliás, em 2013 realizou-se pela primeira vez a Portugal Restaurant Week, em restaurantes de todo o país, de Loulé a Vila Real — mas desta feita decorre apenas em Lisboa e Porto, com quase 100 restaurantes aderentes.

100 restaurantes? Isso, como diria um amigo meu, é muita fruta.

O seu amigo tem razão. A verdade é que o evento conta sempre com participação massiva dos restaurantes, talvez por causa da sua vertente solidária…

Vertente solidária? Explique lá isso melhor.

Então é assim: durante a Restaurant Week, os participantes definem um menu a apresentar aos clientes (composto por entrada, prato principal e sobremesa) que se fixa nos 20€ por pessoa. A parte bonita é que 1€ desses 20 reverte a favor das Instituições Acreditar e Operação Nariz Vermelho. Segundo a organização, desde que em 2009 o evento chegou a Portugal, já se doaram 210 000 euros, relativos ao mesmo número de refeições.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Bonito, de facto. E quando é que começa a comezaina?

Oficialmente, a Restaurant Week começa a 22 de outubro, estendendo-se até 1 de novembro. No entanto, há um período exclusivo para clientes Millennium Bcp, que começou na última quinta-feira e vai até 21 de outubro.

Como é que sei que restaurantes participam?

Pode ver a lista completa no site do evento. Mas como são quase uma centena de espaços e nem sempre é fácil decidir entre eles, pode encontrar uma seleção mais restrita, de 30 restaurantes em Lisboa e Porto que vale mesmo a pena experimentar, na fotogaleria deste artigo.

Qual foi o critério para essa fotogaleria?

A qualidade dos restaurantes, os menus apresentados, o facto de serem novidade ou não… Pode ir à confiança e deve ir depressa porque os restaurantes já estão a aceitar reservas e, em muitos casos, elas são limitadas.

Como é que posso reservar?

Através do site oficial restaurantweek.pt, ou através de thefork.pt (o TheFork é parceiro exclusivo de reservas e organizador do evento). As reservas são também possíveis através da linha dedicada 210 11 7373, todos os dias, das 10h30 às 22h30.