Certamente que já lhe aconteceu. Não, não há nada de paranormal nisto, não há nenhum espírito a pairar-lhe a cama, nem vai precisar de chamar um curandeiro aí para casa. A paralisia do sono é um distúrbio comum. Um distúrbio que nos casos mais graves pode causar alucinações.

O documentário Nightmare traz à tela este distúrbio do sono e quem dele sofre. Mas quais são os sintomas, afinal? Este distúrbio caracteriza-se pela paralisia temporária do corpo imediatamente após o despertar — ou, ainda que com menor frequência, imediatamente antes de adormecer.

A verdade é que todas nós sofremos de paralisia do sono enquanto dormimos. O distúrbio só começa quando se desperta e a paralisia do sono permanece activa. Sucintamente, o cérebro acorda de um estado REM, que é como quem diz, rapid eye movement (“movimento rápido dos olhos”), a fase do sono na qual nos ocorrem os sonhos mais vívidos. A actividade cerebral é idêntica àquela que ocorre no tempo em que se está acordado, mas o corpo, esse, fica paralisado. Outro problema é quando a paralisia vem acompanhada por alucinações ou ansiedade extrema.

Para fazer o documentário, o realizador Rodney Ascher entrevistou vários pacientes que sofrem deste distúrbio. O médico Michael Breus, membro da Academia Americana de Medicina do Sono, e que colaborou no filme, explica que a maior parte dos seus pacientes descrevem-lhe a paralisia do sono da mesma maneira. “É como se despertassem mortos. Eles sabem que a mente está desperta, mas o corpo não. E assustam-se, porque não se conseguem mover, o que lhes vai causar uma ansiedade extrema”, explica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR