O português Filipe Albuquerque está agora mais longe do se sagrar campeão europeu de resistência, depois de um erro do companheiro de equipa Simon Dolan, causado pela chuva, ter comprometido a corrida do carro 38.

Autor da ‘pole position’, coube ao piloto português, que partilha o Gibson-Nissan da equipa Jota Sport com os britânicos Simon Dolan e Harry Tincknell, fazer o primeiro turno da corrida das 4 Horas do Estoril, quinta e última prova da European Le Mans Series (ELMS), que teve a duração de 50 minutos.

Na primeira paragem para a mudança do piloto, para dar lugar a Dolan, o carro 38 liderava a prova com mais de 30 segundos de vantagem para o segundo classificado, o Nissan da AF Racing, ao cabo de 31 voltas.

Para o lugar do português entrou Dolan, que seguiu com a ‘marcha’ vitoriosa do Gibson até à volta 50, altura em que a ‘indesejada’ chuva fez a primeira aparição na corrida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O britânico, ‘apanhado’ a rodar com pneus ‘slicks’, perdeu o controlo do carro à saída da curva dois, tendo ficado preso na gravilha.

Enquanto isso, os principais adversários, o carro 21 da AF Corse e o 41 da Greaves Motorsport seguiram para as boxes para mudar de pneus, ganhando assim grande vantagem na corrida.

Rebocado por uma grua, Dolan regressou à pista e de imediato à boxe para mudar para pneus de chuva, mas já com muito tempo perdido.

Com metade da corrida já percorrida (duas horas), a desvantagem para o líder (carro 21) é de cerca de uma volta, com o carro 38 a seguir no sexto posto, penúltimo entre os LMP2.