Xi Jinping está em visita oficial ao Reino Unido e ontem à noite foi recebido no Palácio de Buckingham para um banquete de estado com cerca de 170 convidados, refere o Telegraph.

Mas o protagonismo foi todo para a estreia da Duquesa de Cambridge num banquete de Estado no palácio, com duas escolhas consideradas uma forma de homenagem ao país dos convidados, o presidente Xi Jinping e da primeira-dama Peng Liyuan.

Kate Middleton vestiu de vermelho – cor da bandeira chinesa – e usou a Tiara Papyrus, também conhecida como a Tiara Flór de Lotus, da colecção de jóias real.  A Flór de Lotus foi elaborada pelo joalheiro Garrand com diamantes de um colar oferecido à rainha mãe como presente de casamento em 1923.  Esta foi a terceira vez que a Duquesa de Cambridge usou tiara: só o fez no dia do casamento e numa anterior recepção diplomática em 2013.

O Príncipe Carlos esteve ausente do banquete do qual participaram o primeiro-ministro David Cameron e o líder do partido trabalhista Jeremy Corbyn. A casa real não quis deixar de partilhar com os súbditos os detalhes da recepção oficial e publicou na sua conta do Twitter o menu redigido em francês, que incluía pregado e veado assado. Espreite outros momentos da recepção diplomática na fotogaleria acima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR