Os Estados Unidos pediram, na quarta-feira, à Arábia Saudita que respeite a liberdade de expressão dos seus cidadãos, depois de várias detenções de defensores dos direitos civis.

“Ficámos preocupados ao saber que os tribunais sauditas condenaram vários membros da associação saudita de direitos civis e políticos (ACPRA) a penas de prisão de oito a dez anos”, disse o porta-voz do departamento de Estado norte-americano, em comunicado.

Estas penas foram impostas devido ao “estabelecimento de uma organização de defesa dos direitos humanos e às críticas ao Governo”, diz Mark Toner. “Apelamos ao reino da Arábia Saudita que respeite o direito fundamental da liberdade de expressão de todos os seus cidadãos”, sublinhou.

A Arábia Saudita deteve na segunda-feira um defensor dos direitos civis, Abdelkarim al-Khoder, condenado a dez anos de prisão ao abrigo de uma lei antiterrorismo que a Amnistia Internacional diz ter como o objetivo reprimir a liberdade de expressão.

Abdelkarim al-Khoder faz parte do grupo de 11 membros fundadores da ACPRA que se encontram ou detidos ou em julgamento por terem pedido reformas políticas em matéria de direitos humanos, segundo a Amnistia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR