A ser verdade que o dinheiro que Carlos Santos Silva transferiu da Suíça para Portugal era, na realidade, de José Sócrates, o ex-primeiro-ministro pode ter de pagar 18,6 milhões de euros em impostos. Foi a esse valor que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) chegou, segundo o Correio da Manhã, depois de englobar os 23 milhões de euros que Santos Silva trouxe para o país nos rendimentos de Sócrates.

Contas feitas, em 2010 os rendimentos do ex-primeiro-ministro subiriam de 105 mil euros para mais de 1,25 milhões e, em 2011, subiriam de 44 mil para 22 milhões. Somados os valores dos impostos devidos por cada um daqueles montantes, obtém-se o total que o Correio da Manhã diz que a AT reclama: 18,6 milhões de euros.

Carlos Santos Silva transferiu dinheiro da Suíça para Portugal em 2010 e 2011, ao abrigo do Regime Excecional de Regularização Tributária, um programa aprovado pelo Governo de Sócrates em 2009 que previa impostos baixos para pessoas que quisessem trazer o seu dinheiro de fundos estrangeiros para o país. Ainda segundo o que escreve o Correio da Manhã, a AT acusa Sócrates de ter beneficiado indevidamente desse regime, coisa que não poderia ter feito enquanto governante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR