A Áustria alertou que irá encerrar as suas fronteiras aos refugiados caso a Alemanha deixe de aceitar as dezenas de milhares de pessoas fugidas de zonas de conflito que tentam chegar àquele país pela rota dos Balcãs.

“Se a Alemanha encerrar a fronteira então teremos de atuar da mesma maneira. Qualquer outra atitude levaria a uma sobrecarga enorme do nosso país em poucos dias”, afirmou o ministro austríaco dos Negócios Estrangeiros, Sebastian Kurz, numa entrevista publicada hoje no diário Österreich.

Kurz defendeu a necessidade de resguardar as fronteiras exteriores da União Europeia ou de outra forma colocar-se-á em perigo o livre-trânsito no interior da Europa.

“Se não protegermos as fronteiras exteriores (da União Europeia), cada vez mais países tratarão de solucionar o problema sozinhos. E depois deixa de existir uma União Europeia com liberdade de movimentos interior”, defendeu.

De acordo com o jornal austríaco, chegam à Áustria cerca de 6 mil e 500 refugiados por dia, enquanto a Alemanha recebe 4 mil e 500.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR