Não chega a tempo dos presentes de Natal, mas serve para começar bem 2016. David Bowie vai editar um novo álbum, Blackstar, com data de lançamento prevista para 8 de janeiro, o dia em que o músico britânico completará 69 anos de idade, anunciou esta segunda-feira um porta-voz do artista.

A edição do novo álbum é antecedida por um single, com o mesmo título, a 20 de novembro. Na sua página oficial, o “camaleão” faz saber que o tema “Blackstar” não faz parte da peça de teatro “Lazarus”, que coescreveu com Enda Walsh, e que se estreará em novembro, mas sim do novo álbum, a editar em janeiro.

David Bowie é considerado uma das figuras mais vanguardistas e influentes da música pop rock ocidental, mas é também um dos mais discretos artistas do panorama musical, com raras aparições públicas e atuações. O que não o impede de se manter musicalmente ativo.

No mês passado, o músico revelou que escreveu uma canção para uma série de televisão, “The Last Panthers”, produzida pelo Reino Unido e pela França.

“Blackstar” será o 25.º álbum da carreira de David Bowie e o sucessor de The Next Day, que lançou em 2013, após uma década de silêncio. Com exceção da música, o silêncio do artista manteve-se, sem entrevistas ou atuações associadas ao disco.

Nesse ano, o Victoria and Albert Museum, em Londres, acolheu uma exposição retrospetiva dedicada a David Bowie, que revela manuscritos, fotografias, filmes, indumentária, instrumentos e produção artística, feita em colaboração com outros artistas.

Em 2014 saiu Nothing Has Changed, uma coletânea que percorre toda a carreira do criador de Ziggy Stardust, de 1964 até à atualidade. Este ano, o músico lançou ainda David Bowie: Five Years 1969 – 1973, a primeira de uma série de caixas que cobrirão toda a carreira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR