Apesar de os primeiros passos da medicina terem sido dados no Antigo Egito, foi Hipócrates quem ficou para a história como o pai da medicina. Os contributos do grego duram até hoje e ficaram consagrados num juramento que os recém-formados repetem quando são admitidos como Membros da Profissão Médica.

A Saúde do meu Doente será a minha primeira preocupação. Mesmo após a morte do doente respeitarei os segredos que me tiver confiado. Manterei por todos os meios ao meu alcance, a honra e as nobres tradições da profissão médica.

A medicina continua a evoluir na tentativa de manter estas e outras promessas, sempre com a meta de permitir que a humanidade viva mais saudável por mais tempo. Para tal, ao longo do tempo, muitas experiências foram implementadas. Olhando para trás, algumas parecem ser mais macabras que a própria doença. E se algumas das ferramentas e tratamentos serviram de base para a medicina contemporânea, outras espelham a ignorância da época, quando o conhecimento era mais limitado .

Estas são 42 imagens que mostram a evolução da medicina ao longo do tempo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR