Na semana que antecedeu o Grande Prémio da Malásia de MotoGP, Valentino Rossi e Marc Márquez protagonizaram uma troca de palavras, ao estilo Benfica-Sporting, que prometeu uma disputa quente entre os dois. E confirmou-se.

O italiano, que disputa ainda o título mundial, acusou o espanhol, e atual campeão do mundo, de ajudar o compatriota Jorge Lorenzo a derrotar Rossi e a conquistar o título. O espanhol negou com ironia as acusações e na Malásia a disputa do título ficou relegada para segundo plano.

Enquanto disputavam o terceiro lugar, Rossi, depois de sair de uma curva, terá dado um encosto com o pé na moto de Márquez provocando a queda do espanhol. O piloto italiano já foi entretanto castigado e vai ter que partir na última posição no GP de Valência, corrida que decidirá o título.

https://www.youtube.com/watch?v=yFXx4N4Qjlg

Como já começa a ser recorrente, sempre que estala uma polémica no desporto, as redes sociais entram em jogo. E este caso não é exceção. E, por isso, e como avança o El Pais, a ‘patada’ de Rossi já é alvo de paródias na internet:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rossi e Márquez ao nível de Zidane, Tyson ou Suárez

O desporto é fértil em agressões, disputas e polémicas que ficam na memória de todos. Mais do que os próprios resultados. Campeonatos do mundo de futebol, combates de boxe ou campeonatos nacionais ficaram na história não tanto pelos seus vencedores ou perdedores mas sim pelas polémicas e agressões.

A mais recente controvérsia entre Valentino Rossi e Marc Márquez promete deixar o Grande Prémio da Malásia na história da MotoGP. O mesmo aconteceu quando Zidane agrediu, com uma cabeçada, Marco Materazzi no final do Mundial de futebol em 2006 entre França e Itália. Ou quando Mike Tyson arrancou, literalmente, a orelha de Evander Holyfield num combate de boxe entre ambos em 1997. Por cá, a troca de agressões entre Paulinho Santos, do FC Porto, e João Pinto, que deixaram o então jogador do Benfica com o maxilar fraturado, marcaram o clássico entre dragões e águias também em 97 (e já vinham de trás).

A última grande polémica terá sido a mordidela do uruguaio Luis Suárez ao italiano Giorgio Chiellini no Mundial do Brasil. O uruguaio foi castigado com nove jogos de suspensão e pediu desculpas. 

https://www.youtube.com/watch?v=xlIOqypvT-g

https://www.youtube.com/watch?v=HhScMGZ-wkc

(A mordidela do uruguaio Luis Suárez ao italiano Giorgio Chiellini no Mundial do Brasil também tem direito a entrar nesta lista.)

(Os anos de Eric Cantona no Manchester United foram recheados de grandes golos e títulos. Mas foi este pontapé ao estilo “Kung Fu” que ficou na memória dos adeptos do futebol.)