Há aviões e aviões. Em alguns o espaço para as pernas é grande e satisfatório. Noutros parece nem haver forma de cabermos no assento. Nesses a sensação que vamos sentados em cima de outras pessoas parecia quase real. Quase, mas não era. Mas agora, pode mesmo vir a ser.

As companhias aéreas estão sob grande pressão para reduzir as tarifas e preços dos voos. E para reduzir preços há que levar o maior número de pessoas em cada viagem. E como é que isso se faz? Colocar os passageiros uns em cima dos outros.

É verdade. O fabricante francês de aviões comerciais, a Airbus, já tem uma patente que prevê duas filas de assentos em camadas e demonstra como podem vir a ser viajar de avião no futuro.

Segundo a CNN, a patente refere que o design “continua a oferecer um nível elevado de conforto aos passageiros”, esclarecendo ainda que cada lugar pode ser inclinado até 180 graus.

O canal cita ainda a editor do site noticioso de aviação Runway Girl Network, Mary Kirby, que revela algumas preocupação em relação a esta medida: “Há um conjunto de preocupações quando se olha para este design, principalmente se os passageiros podem ser evacuados em 90 segundos ou não.” Kirby refere ainda que o conceito não prevê a situação de mulheres grávidas ou pessoas mobilidade reduzida.

Apesar de tudo, parece que estamos destinados a voar todos uns em cima dos outros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR