O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) conseguiu juntar num dia 75.885 euros, ou seja 12,7% dos 600 mil euros de que precisa para comprar o quadro “A Adoração dos Magos”, do pintor português Domingos António Sequeira (1768-1837).

O museu situado em Lisboa lançou esta terça-feira uma campanha inédita de angariação de fundos para a aquisição da obra, que pertence a um proprietário privado, descendente do primeiro duque de Palmela. “Nesta altura de dificuldades financeiras que todos conhecemos, este tornou-se um mecanismo internacional bastante usado pelos museus. Em Portugal será a primeira vez”, disse António Filipe Pimentel, diretor do MNAA, à agência Lusa.

Até 30 de abril, qualquer pessoa pode patrocinar a obra, ‘comprando’ píxeis no site. Cada píxel custa seis cêntimos e já foram patrocinados 1.266.427, o que dá um total de 75.885 euros. Contactada pelo Observador, a responsável pela comunicação do museu, Paula Brito Medori, explica que esse valor ainda não caiu na conta, uma vez que é necessário esperar 72 horas.

Os mais de 75 mil euros não podem ser encarados como um número exato porque só os pagamentos feitos pelo site é que são incluídos na atual contabilização dos píxeis. “Ontem estava difícil mexer no site porque estava toda a gente a aceder ao mesmo tempo”, disse. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quem prefere métodos mais tradicionais pode doar por transferência bancária, cheque, ou depositando fisicamente o dinheiro em duas caixas colocadas no interior do museu. Nesses casos, a equipa do MNAA vai pintar ‘à mão’ os píxeis uma vez por semana, coisa que ainda não fez nestas 24 horas. Ou seja, o valor pode até já ser superior ao indicado na página online.

A tela de grandes dimensões integra a série Palmela – com quatro pinturas religiosas – e o museu possui na sua coleção os desenhos de estudo preparatórios de todas elas, exceto os óleos. É “uma obra-prima visionária, que evidencia a capacidade de Domingos Sequeira de fazer a síntese entre o Clássico e o Romântico”, explicou o diretor.

adoracao dos magos