A Segunda Guerra Mundial terminou em 1945 e logo depois a história conheceu um outro período de tensão. Durante a Guerra Fria não houve um conflito armado direto, mas vontade e tentativas não faltaram. São inúmeras as histórias que foram mostrando como soviéticos e norte-americanos estiveram quase a usar armas nucleares, sobretudo entre 1960 e 1980.

O Gizmodo revela agora a história de um ex-piloto e veterano da Força Aérea norte-americana, John Bordne, que conta que na manhã de 28 de outubro de 1962, durante o auge da Crise dos Mísseis de Cuba, lhe foram dadas ordens para disparar, podendo ter começado ali o início de uma III Guerra Mundial.

O artigo publicado no Boletim de Cientistas Atómicos revela mais pormenores.

“Por causa de Bordne, no auge da crise dos mísseis de Cuba, as tripulações da Força Aérea em Okinawa foram obrigadas a lançar 32 mísseis, cada uma carregando uma grande ogiva nuclear. Só o cuidado e o sentido comum e uma ação decisiva do pessoal que recebeu essas ordens impediu os lançamentos e evitou a guerra nuclear que provavelmente se teria seguido.”

No momento em que lhes foram dadas ordens para disparar, Bordne conta que as forças militares estavam em DEFCON 2, estado que significa “advertência de guerra”, e que a ordem havia sido dada sem stress ou pânico aparente. Um estado normal e de paz seria DEFCON 5, enquanto DEFCON 1 significava guerra nuclear. De acordo com este veterano de guerra, o comandante da sua unidade, William Bassett, terá recebido instruções por rádio para lançar quatro armas nucleares e quando lhe foi dada a lista de destino, para sua surpresa, dois dos quatros alvos não eram na Rússia, ou seja, os alvos eram também em países não-inimigos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como se encontrava em DEFCON 2, o capitão Bordne teve dúvidas persistentes sobre o lançamento e, fingindo não ter percebido as instruções para lançar as ogivas face a interferências no sinal de rádio, pediu que o comandante ligasse para Centro de Operações de Mísseis para perceber se aquela ordem teria sido um erro, pois se fosse para seguir com as instruções então era necessário subir o estado para DEFCON 1 imediatamente.

Os homens já estavam prontos para o lançamento e todo aquele momento foi descrito por Bordne como verdadeiramente angustiante. Os mísseis de cruzeiro Mace B eram 60 vezes mais potentes que a bomba atómica lançada sobre Hiroshima.

Após aquele momento conturbado, o comandante Bassett terá dito aos seus homens:

“Nenhum de nós irá discutir o que aconteceu aqui esta noite. Não quero nenhuma discussão no quartel, num bar, ou mesmo aqui no local de lançamento. Estou a ser perfeitamente claro sobre este assunto? ” 

O comandante Bassett morreu em 2011, sendo que nunca tinha sido contado nenhum pormenor sobre o assunto durante mais de 50 anos. A Força Aérea dos Estados Unidos não confirmou os eventos relatados pelo capitão Bordne, o homem que terá evitado o início de uma III Guerra Mundial.