Quinze pessoas ficaram nesta quinta-feira feridas, uma com gravidade, num incêndio registado num avião que estava em pista no aeroporto de Fort Lauderdale, na Florida, onde o tráfego aéreo esteve suspenso durante parte do dia, informaram as autoridades.

Quando um Boeing 767 da Dynamic International Airways “estava na pista a preparar-se para um voo entre Fort Lauderdale e Caracas, a empresa teve conhecimento de que havia um problema num reator”, esclareceu a companhia aérea, em comunicado. “A tripulação seguiu os procedimentos de emergência, desligou o motor e retirou as pessoas do aparelho, para garantir a segurança de todos os que estavam a bordo”, acrescentou a empresa norte-americana.

Os 15 feridos foram transportados para o Centro de Saúde Médica de Broward, condado onde se localiza o aeroporto, um dos quais com queimaduras graves, dois num estado intermédio e 12 com ferimentos ligeiros, como contusões.

Em conferência de imprensa, as autoridades do condado de Broward informaram que estavam a bordo do voo 405 com destino a Caracas 101 pessoas, entre passageiros e membros da tripulação, sublinhando que o incidente ocorreu pelas 12h30 (hora local), quando não há grande atividade no aeroporto.

Após o incidente, o tráfego aéreo ficou suspenso durante parte do dia no aeroporto, que é utilizado por 26 milhões de passageiros por ano e serve 40 destinos internacionais e cerca de 60 nos EUA, tendo responsáveis do aeroporto assegurado que os voos foram restabelecidos pelas 19h15.

De acordo com a estação local WPBF TV, uma perda de combustível foi relatada antes de o avião se incendiar e, nas fotos e vídeos do incidente, é visível um fumo negro e denso a sair do avião, bem como um reator danificado sob uma das asas do aparelho, tendo a Autoridade Federal do Transporte (NTSB) dito que destacou quatro pessoas para investigar a ocorrência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR