A Fectrans – Federação dos Sindicatos de Transportes lança hoje um apelo aos deputados eleitos para pararem os processos de privatização em curso e revogarem todas as normas do Orçamento do Estado e leis que cortam salários e pensões.

Em declarações à Lusa, o coordenador da Fectrans José Manuel Oliveira explicou que o objetivo é levar “à nova Assembleia da República um documento com um conjunto de questões sobre o setor dos transportes”, que sairá do plenário com representantes dos trabalhadores da CP — Comboios de Portugal, CP Carga, EMEF e Infraestruturas de Portugal (antiga REFER), agendado para as 10:30.

Esta ação pretende apelar aos deputados eleitos que parem os processos de privatização em curso, que revoguem todas as normas do Orçamento do Estado e leis que cortam salários e pensões, e que retiram direitos e suspendem a contratação coletiva acordada entre sindicatos e empresas.

Na nota à comunicação social, a Fectrans recorda que das eleições de 04 de outubro, que deram a vitória à coligação PSD/CDS-PP sem maioria absoluta, resultou uma maioria parlamentar, que se tinha oposto aos processos de privatização do Governo liderado por Passos Coelho, referindo-se ao PS, CDU e Bloco de Esquerda, numa altura em que decorrem negociações entre os três partidos com vista a um acordo.

“Por isso vamos realizar ações, com o objetivo de recolocar no atual quadro parlamentar as reivindicações que estiveram na base da intensa luta anteriormente desenvolvida”, acrescentou o dirigente sindical.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR