A sede da Google em Dublin serviu de palco para o anúncio que já é um recorde: a Uniplaces angariou 22 milhões de euros numa ronda de investimento Série A, numa operação que é a maior em Portugal, e que chega no dia em que a Bloomberg disse que Lisboa é a “São Francisco da Europa”.

Aos jornalistas presentes no anúncio oficial, o líder Miguel Amaro explicou que, com este investimento, quer fazer crescer a equipa – de 120 para 200 colaboradores – em dois meses, conquistar novos mercados, como o dos Estados Unidos, consolidar aqueles onde já estão presentes e evoluir em termos de serviços. Será possível pagar contas ou saber onde é o ginásio mais próximo daqui a uns meses?

“A nossa ideia é ter sempre a base em Portugal. Queremos duplicar a equipa de tecnologia nos próximos meses, mas tentamos fazer sempre tudo a partir de Lisboa”, adiantou.

Com responsabilidades acrescidas, Miguel Amaro explicou que os principais medos são, agora, defraudar expectativas. Não só da equipa como dos investidores. Mais: ter a certeza que consegue continuar a ter a base da Uniplaces em Portugal, apesar de 40% dos colaboradores serem estrangeiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“E acho que depois também é o próprio modelo de negócio, acompanhar mudanças e transformar organizações, sempre com um foco muito grande: sermos líderes mundiais. Acreditar que realmente podemos ser uma billion dollar company [uma empresa que vale mil milhões de dólares]”, referiu Miguel Amaro.

Admitindo que há expectativas, por parte dos investidores, de que haja um exit da startup em breve (uma entrada em bolsa ou aquisição por outra empresa maior), Miguel Amaro sublinhou que “se as coisas correrem bem”, a empresa vai continuar a fazer mais rondas de investimento, mas que espera não vender a empresa no próximo ano.

Temos uma grande ambição de transformar a empresa numa empresa que vale mil milhões de dólares, um desses unicórnios de que tanto se fala, mas também de criar um ecossistema maior em Lisboa. Espero que, para o ano, possamos dizer que crescemos 10 vezes mais do que o que crescemos este ano”, disse Miguel Amaro.

Sobre o ecossistema de empreendedorismo em Lisboa, Miguel Amaro disse que é preciso encarar a ambição de uma forma que não seja pejorativa.

“Passa muito pela mentalidade. Isto de ambicionar ser número 1 é, muitas vezes, na Europa, visto como arrogância. E depois há a outra parte, que é o risco de falhar. Esse preconceito que muitas vezes se cria e que faz com que as pessoas não arrisquem tanto. Como é que um país que em 1500 era tão empreendedor e gostava de arriscar… 500 anos depois está radicalmente diferente?”, questionou Miguel Amaro.

A Uniplaces é uma plataforma online dedicada ao alojamento de estudantes universitários e foi fundada em 2012 por três colegas universitários: Miguel Santo Amaro, Mariano Kostelec e Ben Grech. Em três anos, a Uniplaces registou mais de 30 mil quartos arrendados por estudantes de 140 nacionalidades, tendo gerado cerca de 10 milhões de euros em valores de contrato para senhorios. Está presente em 38 cidades europeias.