Certamente já lhe aconteceu receber um email, precisar de responder, mas não ter tempo suficiente para escrever alguma coisa rápida, mas adequada. Parece que a Google pensou nesse problema e está a desenvolver uma tecnologia que permitirá reforçar o Gmail, baseada num sistema de inteligência artificial, avança a Wired.

O objetivo é que o Gmail consiga analisar o conteúdo do email e em seguida sugerir algumas (muito breves) respostas. Assim será possível responder rapidamente a alguém, sem ser necessário escrever manualmente uma mensagem. O diretor do novo produto da Google, Alex Gawley, explicou que a tecnologia permitirá adaptar tanto o tom como o conteúdo das respostas ao email recebido. Vão ser dadas três respostas e o utilizador terá de escolher a que melhor se adaptar ao que pretende transmitir.

O sistema de resposta inteligente vai procurar gerar respostas adequadas através da análise de inúmeros emails de todo o serviço Gmail. A Wired dá um exemplo. Se uma rede analisar milhares de fotos de gatos poderá aprender a identificar um, assim como a análise de um banco de dados de palavras poderá aprender a reconhecer as respostas mais comuns. Desta forma o sistema irá aprender a gerar respostas baseadas em conversas de email do mundo real.

Este tipo de sistemas tem, claro, as suas limitações. Gawley reconhece esses problemas e por isso explica que o Gmail, para além de oferecer as três respostas possíveis para cada email, também permitirá ao utilizador editá-las ou acrescentar alguma coisa. O sistema de resposta inteligente da Google irá gerar respostas com três a seis palavras. Gawley diz-se surpreendido com a capacidade da aplicação, revelando que em alguns caos ele pode ser capaz de sugerir uma resposta a uma piada, como por exemplo “Muito engraçado”.

Outras respostas comuns irão incluir “Obrigado”, “Parece-me bem”, “Que tal amanhã?”. No entanto o diretor do projeto esclarece que o sistema não quer oferecer um catálogo de respostas standard ou aleatórias. O objetivo é que o sistema leia realmente o email e sugira a resposta mais adequada. Gawley explicou que o sistema, divulgado hoje, está a ser testado e constantemente ajustado para ser possível oferecer o melhor serviço aos utilizadores.

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