Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 45 podem estar desaparecidas depois da queda de uma barreira de um depósito gigante de resíduos de um complexo no estado brasileiro de Minas Gerais, noticiou a imprensa local.

O acidente, que ocorreu no distrito Bento Rodrigues, no município de Mariana, provocou pelo menos 10 mortos, segundo o portal de notícia G1, da rede Globo, que citou fontes dos bombeiros da cidade de Ouro Preto, que foram os primeiros a chegar ao local.

O Corpo de Bombeiros do estado de Minas Gerais avançou que foram destacadas várias equipas para o local e que, segundo residentes na zona, há várias pessoas soterradas, mas evitaram confirmar o número de vítimas e possíveis feridos e desaparecidos.

https://www.youtube.com/watch?v=KNVKxo0Uhhs

O autarca de Mariana informou que o distrito está a ser evacuado devido ao perigo de novos deslizamentos de terra.

Segundo o Sindicato de Trabalhadores da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana, entre 15 e 16 pessoas morreram e 45 estão desaparecidas.

O secretário da Defesa Social de Mariana, Brás Azevedo, qualificou a situação de “extremamente grave”.

O depósito de resíduos do complexo industrial, misturado com água, é conhecido como Barragem do Fundão, pertence à empresa Samarco e está localizado a 25 quilómetros da zona urbana de Mariana, uma das cidades históricas de Minas Gerais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR