A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) convida os portugueses a participarem, às 11h06 de hoje, no exercício de preparação para o risco sísmico através da realização dos três gestos de proteção: baixar, proteger e aguardar.

Pelo terceiro ano consecutivo, a ANPC promove o exercício “A Terra Treme”, que tem a duração de um minuto e consiste na realização dos três gestos de proteção em caso de sismo — baixar, proteger e aguardar.

Segundo a ANPC, o exercício público tem como objetivo preparar e sensibilizar a população para o risco sísmico e promover a discussão e a aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo

Nesse sentido, a Proteção Civil convida todas as pessoas para participarem, individualmente ou em grupo, no exercício nacional, praticando os três gestos básicos disponíveis na página www.aterratreme.pt.

Este ano, a ANPC, juntamente com a Câmara Municipal de Lisboa, a Direção-Geral da Educação e a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, assinala simbolicamente o momento com uma iniciativa na Escola Secundária Rainha D. Amélia, onde será feito o minuto definido para o exercício e a evacuação da escola de acordo com o plano de segurança, envolvendo toda a comunidade escolar, num total de 1200 elementos.

De acordo com a ANPC, a iniciativa enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e nas ações que assinalam os 260 anos do sismo de 1755, pretendendo envolver as diferentes comunidades na preparação para o risco sísmico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR