Pelo menos 17 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas na sequência de uma rutura numa barragem de resíduos de um complexo mineiro, que causou um deslizamento de terras numa localidade no estado brasileiro de Minas Gerais.

O acidente ocorreu cerca das 16h20 locais (18h20 em Lisboa) de quinta-feira e, em balanços anteriores, a imprensa local havia falado em pelo menos dez mortos.

“Há 17 mortos. O número de desaparecidos vai ultrapassar os 40, mas o número ainda não é oficial”, disse Adão Severino Júnior, comandante dos bombeiros da cidade histórica de Mariana, vizinha da localidade de Bento Rodrigues, atingida pelo deslizamento de lamas.

O responsável falava ao telefone, a partir de Bento Rodrigues, onde residem cerca de 600 pessoas, a maioria funcionários do complexo industrial mineiro.

Os habitantes no vale atingido pelo deslizamento de terras foram retirados do local.

O depósito de resíduos do complexo industrial, misturado com água, é conhecido como Barragem do Fundão, pertence à empresa Samarco e está localizado a 25 quilómetros da zona urbana de Mariana, uma das cidades históricas de Minas Gerais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR