Depois de Robin dos Bosques ou John Dillinger, há mais boa fama entre os ladrões: “Todas as mulheres que têm estilo sabem roubar alguma coisa ao armário do namorado ou do marido.” Quem o diz é Michael Kors, e o incentivo para “levar emprestado” não é exclusivo do designer de moda que durante muito anos se sentou no lugar de júri do programa Project Runway. Navegando pelas lojas online, são inúmeras as marcas que vendem, na secção feminina, peças inspiradas no universo masculino e marcadas na etiqueta com nomes como boyfriend jeans ou boyfriend jacket. Vão sendo também cada vez mais as mulheres que, não contentes com a variedade sugerida, deitam “só um olhinho” na secção de homem para ver se gostam de alguma coisa no tamanho S.

“Every cool girl is half boy”, diz a campanha do novo relógio desenhado por Maria Guedes para a Eletta e que é, como se adivinha, de inspiração masculina. Ser metade rapazinho — o estilo tomboy, ou Maria rapaz — não significa vestir o mesmo que Huckleberry Finn ou entrar no estereótipo da cena romântica em que ela veste a camisa dele depois de uma noite de amor intenso. Significa andar na rua com essa camisa conjugada com umas calças justas e uns stiletto ou calçar uns sapatos oxford com um vestido. Ou seja, contrastar o XL descontraído com as formas justas e misturar códigos de vestuário, como pode ver nos looks reunidos na fotogaleria.

Os opostos atraem-se, já se sabe. E se as mulheres já podem fazer (quase) tudo o que os homens fazem, porque não poderiam vestir as suas roupas?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR