Em alguma altura da sua vida teve o sonho de ser astronauta? Ainda continua a pensar nisso? Emociona-se ao ouvir Tim e Rui Veloso cantar “faz-me voltar a sonhar faz-me ser astronauta… e voar”. Pois bem, o sonho sonho é possível. Quer dizer, talvez seja.

É que a NASA está a recrutar astronautas. Mas tem uma lista com alguns requisitos para poder concretizar o sonho de alcançar as estrelas.

É que apesar da Agência Espacial Americana estar a recrutar pessoas para esta profissão, talvez não seja assim tão fácil ser astronauta. Até porque, como é fácil de calcular, não faltam candidatos ao lugar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Através de um comunicado, a NASA explicou que “será necessário contar com novos astronautas para futuras missões da Estação Espacial Internacional e no espaço profundo”. Até dia 14 de dezembro estão abertas as inscrições para aqueles que pensam ter os requisitos necessários a a profissão. E já foi dado uma pista do que poderá ser a tarefa dos que conseguirem um lugar: “Esperamos que o grupo seguinte de exploradores espaciais inspire a nova geração a chegar até Marte”, afirmou Charles Bolden em representação da NASA e citado pelo ABC.

A NASA explica então o que é preciso ter, saber e fazer para se ser um astronauta. E, pelo meio, desfez alguns mitos:

NÃO. Todos os astronautas têm experiência de piloto:

Ter experiência de voo pode ser uma ajuda mas, não é um requisito.

SIM. Todos os astronautas têm títulos universitários:

Aqui o mito é mesmo verdade. Mas apenas uma licenciatura. Cursos especializados ou mestrados não são obrigatórios.

NÃO. Os astronautas têm que ter experiência militar:

Não é verdade. Não é necessário ter experiência militar.

NÃO. Há que ter uma certa idade para se ser astronauta:

Também não é verdade. Não há limites de idade.

Mas afinal quais são os verdadeiros requisitos para se andar a explorar o espaço. Não pode ser assim tão fácil, por isso aqui vai:

Para piloto ou comandante:

  • Ter um título universitário em engenharia, ciências biológicas, física ou matemática.
  • Mil horas de voo num avião de reação.
  • Ter uma apurada visão à distância: 20/100 pés sem corrigir (ver a 20 pés de distância [cerca de 6 metros] o que uma pessoa com visão normal percebe a 100 pés [cerca de 30,5 metros])
  • Pressão arterial menor que 140/90. Ou seja, a que qualquer pessoa devia ter.
  • Medir entre 1,57 e 1,90 metros.

Para se ser astronauta os requisitos são praticamente os mesmos, tirando a experiência de voo. Os limites de altura são também um pouco diferentes. Neste caso, o requisito é de 1,48 a 1,93 metros.

Aqui fica a publicação oficial da NASA:

https://nasa.tumblr.com/post/132538793869/5-myths-about-becoming-an-astronaut