Oh, a nostalgia que se sente quando se entra no outono. As árvores vestem-se de tons terra, o cheiro a castanhas invade as ruas e, de repente, temos uma vontade imensa de voltar a vestir aqueles camisolões de lã e beber chá só porque sim. Mas, tal como a nossa roupa muda (bye bye sandálias gladiadoras, até para o ano), também o regime de beleza tem de mudar. Se quer manter a pele imaculada durante os próximos meses, eis o que não deve fazer nunca.

Usar os mesmos hidratantes do verão

As temperaturas frias secam a pele, por isso já tem a desculpa perfeita para adicionar mais produtos à sua rotina, quer de rosto, quer de corpo. Na limpeza de rosto, opte por produtos que, enquanto limpam, também hidratam. E, lá porque tem o corpo tapado, não significa que pode guardar todos os cremes na gaveta para voltar a usar no verão. Embora protegida debaixo da roupa, a pele do corpo tende a secar. Troque os seus produtos à base de água por cremes à base de óleo porque vão criar uma camada protetora na pele e reter mais humidade. 

Não tratar o choque pós-verão

Não é só a nossa cabeça que entra em depressão pós-férias. A pele também. Bem, mais ou menos. Independentemente de ter ido à praia todos os dias ou só ao fim de semana, a pele vai ter danos provocados pelos raios UV: manchas, sardas, rugas, linhas finas e poros maiores, já que o sol e o calor estimulam as glândulas sebáceas a produzir mais sebo. Daí que é importante fazer tratamentos próprios que limpem a pele por dentro e por fora, deixando-a preparada para os meses frios que se avizinham. Se não sabe que tratamentos pode fazer, veja as sugestões que demos neste artigo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Guardar os protetores solares na gaveta

Não arrume os protetores juntamente com as toalhas, os chapéus e os chinelos. Os danos do sol ocorrem durante todo o ano e o índice UV em Portugal continua a ser alto. Mesmo sentada à janela no escritório, enquanto conduz ou na hora de almoço na esplanada do café, a sua pele está a receber raios UV. A partir de agora, pode usar um hidratante com proteção solar no dia-a-dia e, sempre que fizer atividades ao ar livre ou for passar mais tempo na rua (e para quem trabalha ao ar livre, claro) use protetor solar +50.

Tomar banhos demorados

Nós sabemos que ficar no chuveiro debaixo da água quente é quase uma terapia para a alma. Mas causa estragos à pele. No programa americano Today, dois dermatologistas explicaram que a pele tem uma capacidade incrível de se limpar a ela própria e dispensa banhos diários demasiado longos. Além disso, a água quente retira o óleo da pele e, juntamente com o uso de sabonetes, elimina uma camada superficial que serve de proteção. E, claro, faz com que a pele fique mais seca. O ideal será um banho rápido, em água morna, de 10 a 15 minutos.

Exagerar nos aquecedores

No inverno é quase um ritual: chegar a casa e ligar o aquecedor, certo? Mas quanto mais tempo o tiver ligado, mais humidade vai sugar do ar e, em consequência, da sua pele também. O ideal será dormir com um humidificador no quarto, que vai ajudar a manter a pele hidratada, e, sempre que ligar o aquecedor ou o sistema de aquecimento central, mantenha as portas abertas para o ar circular.

Desprezar a hidratação das mãos

Ainda está um clima estranho para usar luvas, é verdade, mas o tempo fresco e com mudanças de temperatura bruscas (durante o dia calor e, à noite, frio) pode levar à secura na pele das mãos que, por ter menos glândulas de óleo, tem mais dificuldades em manter-se hidratada. Não se esqueça de aplicar, durante o dia, creme de mãos e — fica já aqui uma nota — lembre-se que as luvas são um dos acessórios obrigatórios nos dias frios.

Não proteger os lábios

A pele dos lábios está constantemente exposta e desidrata-se facilmente: mudanças de temperatura, chuva, ar seco dos aquecimentos, entre outras razões. Se começar já a protegê-los, vai conseguir evitar lábios gretados este inverno. Use bálsamos labiais de dia e de noite. E sim, deve mesmo aplicar um na cama antes de dormir. Veja as nossas sugestões.

Ignorar os antioxidantes

Não é só a vitamina C que faz milagres no nosso corpo (para ajudar a evitar gripes e constipações). Em alimentos e em cremes, esta é a altura ideal para abraçar os antioxidantes e criar um exército para lhe proteger o corpo por dentro e por fora. Nos alimentos, aposte em vitamina A (abóbora, brócolos, cenoura, couve, espinafres), vitamina C (brócolos, espinafres, tomates), vitamina E (arroz integral, milho, óleos vegetais, amêndoas), ómega 3 (atum, salmão, sardinha), polifenóis (frutos vermelhos, frutos secos, cebola, chá verde, tomate), entre outros. Lembre-se que há alimentos que têm mais do que um antioxidante, o que vai facilitar a sua absorção. E o mesmo se diz dos cremes — adicionar antioxidantes à sua rotina cosmética diária não só vai proteger a pele dos radicais-livres como também evitar o envelhecimento precoce.