Feche os olhos. Ou melhor, abra-os. É impossível ficar indiferente à beleza do Oceanário de Lisboa até a meditar. Agora imagine passar o próximo fim de semana, de 13 a 15 de novembro, num workshop de desenvolvimento pessoal que tem como cenário a exposição “Florestas submersas by Takashi Amano” e o aquário central do Oceanário. Durante três dias — de sexta (a partir das 20h00) até domingo, às 18h00 — o formador João Delicado vai organizar exercícios práticos para o ajudar a mergulhar no oceano da interioridade e a afogar a incompletude, insatisfação, stress do quotidiano e descontentamento com a vida.

Mas o que é isso da interioridade? “A ideia principal é ajudar as pessoas a parar, pensar, olhar e explorar a visão que têm sobre si mesmos”, revela João Delicado. “Vivemos num ritmo frenético em que não temos tempo para saborear o que somos e tirar gozo daquilo que conquistamos. Este vai ser um fim de semana dedicado ao autoconhecimento, ao modo como lidamos com as emoções e reagimos a certos acontecimentos.” Por isso, destina-se tanto às pessoas que pretendem desenvolver a sua paz e serenidade interior como às pessoas que se encontram sem rumo.

Tendo como cenário peixes tropicais e plantas aquáticas, o curso começa com uma metáfora do oceano para introduzir as pessoas à orientação interior. “São apresentadas cinco portas de interioridade onde em cada bloco é usado vocabulário e gramática específicos.” E é assim que o coach João Delicado pretende mudar a atitude dos seus participantes perante a vida e o ambiente que os rodeia.

“Não estamos aqui para sermos perfeitos, estamos aqui para sermos inteiros e para termos uma vida mais equilibrada, em particular na relação connosco e com os outros.”

workshop de Introdução à Interioridade decorre durante (quase) todo o dia e custa 150€ por participante. O preço inclui cinco coffee-breaks e dois almoços com opções vegetarianas, de saladas, legumes e massas. Já em janeiro, o Oceanário ainda vai receber cursos de escrita criativa, desenho de natureza e um workshop de kintsugi (arte japonesa de reparar objetos partidos). A melhor parte é que já não vai precisar de fechar os olhos.

O quê: Workshop de Introdução à Interioridade
Onde: Oceanário de Lisboa (info@oceanario.pt/21 891 7000)
Quando: De 13 a 15 de novembro de 2015. Sexta das 20h00 às 22h00; sábado das 9h30 às 19h30; domingo das 9h30 às 18h00
Preço: 150€ (5 coffee-breaks e duas refeições incluídas)

Texto editado por Ana Dias Ferreira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR