O Comissário europeu para a Investigação, Ciência Inovação nomeou a cientista portuguesa Elvira Fortunato para o Grupo de Alto Nível de conselheiros científicos da Comissão Europeia.

Em comunicado, é revelado que a Estrutura de Aconselhamento Científico é oficialmente lançada esta terça-feira. Com ela surge também o anúncio dos sete cientistas que formam o Grupo de conselheiros. Entre eles está Elvira Fortunato do Departamento de Materiais da Faculdade de Ciência e Tecnologia Ciências da Universidade Nova de Lisboa.

Esta Estrutura, que já tinha sido anunciada por Jean-Claude Juncker e Carlos Moedas no passado dia 13 de maio, “contará com um orçamento de 6 milhões de euros” e vai reunir um “grupo de conselheiros científicos independentes com uma forte relação com as instituições de investigação e de ciência”.

Carlos Moedas já reagiu afirmando que “é uma enorme satisfação ver nascer a Estrutura de Aconselhamento Científico” explicando também que os sete cientistas nomeados “darão pareceres independentes na elaboração das políticas da Comissão Europeia.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR