Os nomes mais votados pelo público para a final do Prémio Nação Inovadora, promovido pela Audi e pela SIC Notícias, são a investigadora Ana Patrícia Ferraz, o fundador da startup Prodsmart, Gonçalo Fortes, e o da Color Add, Miguel Neiva. O vencedor será conhecido a 30 de novembro. 

Durante dois meses, houve 25 histórias de talentos portugueses a concurso, mas só três chegaram à reta final. O grande vencedor será escolhido por um júri, que inclui cinco embaixadores da iniciativa, um elemento da Audi e SIC Notícias e dois representantes de duas entidades públicas e privadas ligadas à inovação.

A investigadora Ana Patrícia Ferraz desenvolveu um protótipo para determinar testes pré-transfusões de sangue, que podem ser essenciais em situações de emergência médica. Em cinco minutos, este sistema permite que seja administrado no paciente o tipo de sangue que é compatível com o seu. 

Gonçalo Fortes lançou a Prodsmart em 2012 com o objetivo de acabar com o papel nas linhas de produção de fábricas. Licenciado em Engenharia Informática, desenvolveu um software que permite gerir, controlar e otimizar a produtividade dos trabalhadores nas linhas de produção. O software está presente em fábricas que produzem para marcas como a Audi, Volkswagen, Mercedes, Louis Vuitton, Chanel ou Hermès, através de equipamentos móveis que são disponibilizados aos operadores. 

Miguel Neiva é o nome por detrás do projeto Color Add, um sistema de leitura de cores que quer ajudar os daltónicos através de de um código universal que permite identificar cada tonalidade. Estima-se que 350 milhões de pessoas (10% da população masculina mundial) sofram deste problema. O código levou a que a revista brasileira Galileu considerasse a Color Add numa das 40 melhores ideias para melhorar o mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR