David Neeleman é esperado esta quinta-feira em Lisboa para, em conjunto com Humberto Pedrosa, assinar em definitivo o contrato de compra da TAP pelo consórcio Atlantic Gateway. A notícia, avançada pelo Diário Económico, diz que houve negociações de última hora com a Caixa Geral de Depósitos (CGD) que terão ajudado a quebrar o impasse. Assinatura do contrato será feita numa cerimónia fechada.

O Diário Económico nota que o banco público é um dos credores da TAP, além do Novo Banco, BCP e Deutsche Bank, com quem está a ser discutida uma renegociação da dívida de curto prazo da TAP no sentido de um alargamento das datas de pagamento. Em cima da mesa está, em simultâneo, um novo empréstimo de 100 milhões para necessidades imediatas de tesouraria.

É a segunda viagem de David Neeleman a Lisboa em poucos dias, depois de uma primeira tentativa sem sucesso para fechar o negócio na semana passada. A confirmar-se a assinatura do acordo entre a Parpública e o consórcio, para a venda de 61% da TAP, deverá acontecer ao final do dia de hoje, quinta-feira, numa cerimónia privada, como aconteceu com as subconcessões da Carris e do Metro de Lisboa. Ficará, assim, sem efeito a carta enviada pelo grupo parlamentar do PS ao presidente da Parpública, em que pede que a venda da TAP não seja concluída.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR