Logo Observador
Startups

Techstars lança programa de pré-aceleração de startups em Lisboa

426

O Startup Next é o programa de pré-aceleração de empresas tecnológicas da norte-americana Techstars e vai ser lançado a 10 de dezembro, em parceria com a Caixa Capital, Beta-i e Startup Lisboa.

Karina Martins da Costa e Stephan Morais partilham a liderança do Startup Next Lisboa

D.R.

O programa de pré-aceleração de startups da norte-americana Techstars chega a Lisboa em dezembro. O Startup Next vai ser liderado pelo administrador executivo da Caixa Capital, Stephan Morais, e por Karina Martins da Costa, diretora global do programa. Candidaturas terminam a 26 de novembro e o programa arranca a 10 de dezembro. 

O Startup Next pode funcionar como um deal flow [uma prova] de qualidade. Costuma estar em cidades onde a Techstars pode testar a solidez do ecossistema antes de avançar com um programa de aceleração de forma estruturada”, explica Karina Martins da Costa ao Observador. 

Sobre a eventual abertura de um Techstars em Lisboa, a responsável pelo Startup Next diz que não está nos planos da empresa fazê-lo num futuro próximo. Por cá, o programa vai contar com a parceria da Caixa Capital, Startup Lisboa e Beta-i, associação para a promoção do empreendedorismo. 

O Startup Next é um programa não-residente, onde as startups estarão juntas uma vez por semana durante seis sessões. No final, apresentam os seus projetos num Demo Day local, para apresentarem os seus projetos, e as equipas de topo da cidade são convidadas para um dia de apresentação nos Estados Unidos da América. Gratuito, conta com o patrocínio do Google for Entrepreneurs. 

Em comunicado, Karina Costa, referiu que o programa é liderado por “empreendedores com provas dadas” ou por investidores que podem dar feedback relevante com base na sua própria experiência. Stephan Morais afirmou que o “facto de Lisboa fazer parte do programa Startup Next significa que a reputação do ecossistema local está cada vez mais consolidada à escala global”. 

O Startup Next Lisboa vai contar com a experiência de 25 mentores, como Pedro Rocha Vieira e Ricardo Marvão (Beta-i), JoãoVasconcelos (Startup Lisboa), Walter Palma e Ricardo Torgal (Caixa Capital), Cristina Fonseca (Talkdesk), Luís Roquette Geraldes (MLGTA), Jaime Jorge (Codacy), Miguel Amaro (Uniplaces), enre outros. 

A apresentação dos projetos vai decorrer a 3 de fevereiro, no dia do evento anual da Caixa Capital, onde será entregue o prémio Caixa Empreender.

A Techstars é uma aceleradora de empresas tecnológicas (e um fundo de investimento), com 22 programas presentes em várias cidades do mundo e 498 investimentos em 456 empresas, de acordo com a base de dados CrunchBase. São mais de cinco mil empreendedores, mentores e investidores. É um dos principais programas de aceleração de empresas do mundo.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: apimentel@observador.pt
Media

A política improvisada

Pedro Correia Gonçalves

Os políticos não podem aparecer todos os dias nos telejornais a fazer declarações repentinas sobre um qualquer assunto do dia sempre que saiam do carro ou entrem num edifício. Não é essa a sua função.

Democracia

Na terra do la la

Paulo de Almeida Sande

Brexit, Trump, Wilders, Le Pen, o fim do euro, do comércio global, da imprensa livre, são todas, embora distintas, faces da moeda cujo principal valor consiste na criação de um mundo novo autoritário.